Da Redação

Em 03/05/2022 às 07:00

São 10 milhões de passagens de veículos contabilizadas pelos radares todo mês (Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

 

Com 180.707 mil veículos emplacados circulando quase todos os dias por ruas e avenidas de Presidente Prudente, o número de autuações por infrações de trânsito deveria ser elevado. Contudo, metade dos flagrantes registrados pelos radares de velocidade são de motoristas de outras cidades.

A revelação foi feita durante lançamento da campanha de conscientização ao trânsito ‘Maio Amarelo 2022 – Juntos salvamos vidas’, nessa segunda-feira (2).

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza, são 10 milhões de passagens de veículos contabilizadas pelos radares todo mês.

Destes, apenas 5 mil são autuados, sendo 50% com placas de outras cidades. “A maior parte dos locais que recebem quantidade elevada de carros não foram projetados para recebe tanta demanda. Dessa forma, um dos objetivos da campanha é proporcionar controle e criar vias alternativas para os motoristas”, diz, ao comentar o emprego de controles de velocidade para diminuir ocorrências de trânsito.

Atualmente, são 19 radares fixos e duas lombadas eletrônicas distribuídos nas principais vias de Prudente, como Avenida Raimundo Maiolini, Avenida Tancredo Neves, Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, Avenida Manoel Goulart, Avenida da Saudade, Avenida Brasil, Avenida Washington Luís, entre outros pontos.

Conscientização

O Movimento Maio Amarelo foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

“Durante todo o mês de maio, serão feitas diversas ações educativas e de prevenção, como exposição de veículos representando o risco e gravidade de acidentes no trânsito; entrega de revista de educação para o trânsito nas escolas; iluminação de monumentos; postagens nas redes sociais; palestras, entre outros”, enumera. 

Frota pesada

Do total de veículos emplacados na cidade, 100.791 são automóveis de passeio e 36.336 motocicletas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021.

A terceira maior frota é formada por caminhonetes, com 14.454 veículos rodando no município.

Fonte: www.portalprudentino.com.br