Da Redação

Em 06/01/2022 às 13:30

Primeiros sinais da doença são manchas na pele, que não coçam e não doem (Foto: Arquivo)

 

O mês de janeiro é lembrado pela cor roxa, escolhida para alertar sobre a Campanha de Combate à Hanseníase. Em Presidente Prudente, é ofertado tratamento gratuito por meio do Centro Municipal de Especialidades, onde funciona o Ambulatório Hanseníase. Para alertar sobre os cuidados e diagnóstico da doença, ações alusivas ao tema serão realizadas durante este período.

Uma das propostas são palestras ministradas pelas equipe de Saúde, explicando sobre a doença, além da sensibilização e da busca ativa destes pacientes nas Unidades Básicas de Saúde, que devem ser intensificadas neste mês. 

Até o momento, há três pacientes com diagnóstico positivo em tratamento no Ambulatório Hanseníase, iniciados em 2021. Geralmente, o tempo de tratamento é de 12 meses. No ano de 2020, foram registradas nove pessoas com a doença que procuraram atendimento.

“As pessoas se apresentarem qualquer sinal de suspeita, como manchas na pele, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento é gratuito, incluindo exames e medicação, oferecidos Centro Municipal de Especialidades, (próximo ao HR)”, explica a enfermeira responsável pelo Ambulatório Hanseníase, Vivian Aparecida De La Viuda Teixeira Capelari.

Conforme ela, a Hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen. A transmissão é feita pelas vias aéreas, por meio da fala, tosse e espirro, geralmente pela convivência com pacientes que não realizam o tratamento. “É uma doença que tem cura”, ressalta.

O tratamento é realizado por 12 meses, mas, após um mês de iniciado, o paciente deixa de transmitir a doença. “Porém, é importante seguir até a conclusão do tratamento do período prescrito pelo médico”, diz.

A enfermeira ressalta que existem quatro formas da doença, sendo duas delas transmissíveis. “Os primeiros sinais da doença são manchas na pele, que não coçam e não doem, geralmente são manchas com quedas de pelo, onde as pessoas podem queimar ou cortar neste local e não sentir dor nenhuma”, detalha.

Serviço

O Ambulatório Hanseníase fica no Centro Municipal de Especialidades na Avenida Hiroshi Yoshio S/N, no Jardim Esplanada, ao lado do Hospital Regional.  

Mais informações pelo telefone (18) 3229-1285.

Fonte: www.portalprudentino.com.br