Da Redação

Em 06/11/2021 às 11:00

 

No primeiro dia de trabalho, foram recolhidas 35 toneladas de resíduos (Foto: Cedida/AI)

 

Diante da ocorrência de incêndios no depósito de podas da Prefeitura de Presidente Prudente, a empresa Transforma Energia – localizada em Caiabu – colocou em prática um plano de auxílio emergencial para a retirada do material acumulado e, assim, impedir eventos adversos de maior impacto ao meio ambiente. Devido ao grande volume, mais de 500 toneladas de resíduos, a ação deve durar cerca de uma semana.

Para o local, foram enviados um trator com pá carregadeira, duas caçambas e um caminhão. “Nós ficamos sensibilizados diante de um quadro de queima que se repete e pode atingir novamente áreas de preservação ambiental. Apesar de sermos uma empresa privada, temos o compromisso de auxiliar a sociedade na proteção do meio ambiente”, enfatiza o diretor-presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso.

Apenas nessa sexta-feira (5), foram 35 toneladas de resíduos recolhidos. “O mesmo volume deve ser retirado nesse sábado [6]. Contudo, a ação deve seguir por mais alguns dias”, explica.

“A Prefeitura diz sofrer com sucateamento da frota e a falta de dinheiro para investir no setor diante do agravamento da pandemia. E nós estamos apenas a 28 quilômetros do município. Assim, decidimos prestar esse socorro emergencial”, pontua Barroso.

A queima de resíduos pode resultar em prejuízo aos cofres públicos. Recentemente, a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) foi multada em R$ 11.345,10 por conta da queima de grandes volumes de madeira na área do aterro sanitário, que é gerenciado pela empresa de economia mista. 

Durante inspeção, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) reforçou que a empresa está proibida de queimar resíduos ao ar livre.

Fonte: www.portalprudentino.com.br