Da Redação

Em 14/08/2021 às 09:53

Kit conta com absorventes, papéis higiênicos e sabonetes, além de máscaras de proteção contra covid (Foto: Marcos Sanches/Secom)

 

Com a meta de realizar doações trimestrais, o Projeto Lunar fez a primeira entrega de absorventes íntimos destinados às mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Presidente Prudente. 

Os itens doados ao Fundo Social de Solidariedade possibilitaram a montagem de 407 kits, que contarão ainda com três máscaras em cada conjunto. De acordo com a integrante do projeto, Julia Tietz, a ideia surgiu após uma palestra no Núcleo Atena sobre Mulheres no Sistema Carcerário, realizada pela professora da disciplina de Direito Penal, Fernanda Madrid.

“Ela tratou sobre a pobreza menstrual dentro das penitenciárias brasileiras, sobre a falta de acesso aos produtos de higiene básica pelas mulheres inseridas no sistema carcerário e isso foi o que trouxe a ideia inicial para o projeto”, diz.

Segundo a estudante de Direito, Isabela Monteiro, o objetivo é realizar doações a cada três meses. “Penso que realizar uma única doação ajuda, mas não é o suficiente para amenizar as consequências que essa problemática traduz, por isso precisamos manter uma determinada frequência para realmente mudarmos a realidade de tantas pessoas que passam por isso”, pontua.

O kit conta com absorventes, papéis higiênicos e sabonetes. “O projeto é de muita sensibilidade. Ficamos encantados com as meninas, que se mobilizaram pela causa. Apesar da extrema necessidade, absorventes são itens pouco doados”, comenta a presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues.

Fonte: www.portalprudentino.com.br