Auxiliar de Enfermagem perdeu mãe idosa, que morreu vítima de covid
ROGÉRIO MATIVE E SÉRGIO BORGES
Em 21/01/2021 às 16:56
Duas horas após receber o lote com 4.880 doses de Coronavac, Presidente Prudente realizou a imunização da primeira pessoa contra o coronavírus. Odete Rosa de Souza, 61 anos, entrou para a história ao ser vacinada na tarde desta quinta-feira (21), em ato realizado no Centro de Triagem Covid, na Praça da Juventude da Cohab.
Servidora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, a auxiliar de Enfermagem é paciente renal crônica e hipertensa. Durante a pandemia, perdeu a mãe idosa, que morreu ao contrair o coronavírus. Contudo, continuou trabalhando na linha de frente durante todo esse tempo.
“É um momento muito importante para a saúde de todos. Eu agradeço a Deus e a todos que colaboraram para que essa vacina chegasse até mim. Fico emocionada, pois perdi minha mãe para a covid. Me sinto muito honrada em ser a primeira vacinada”, disse, logo após receber a vacina.
Emocionada, Odete pediu paciência à população e aconselhou todos a tomarem a vacina. Porém, mantendo os cuidados necessários até o fim da pandemia. “Tenham paciência, pois a vacina chegará para todos. Tomem a vacina e continuem tomando os cuidados devidos, como o uso de máscara e mantendo o distanciamento”, falou.
“Eu gostaria de dividir essa gota de vacina com cada um”, finalizou.
Como será a vacinação em Prudente
Nesta primeira etapa, o público-alvo é formado por profissionais da saúde, prioritariamente aqueles que atuam na linha de frente no combate à pandemia, além de idosos que vivem em casas de repouso (institucionalizados).
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a vacinação dos trabalhadores de saúde ocorrerá nas próprias unidades onde atuam, como hospitais, clínicas e outros serviços.
Em relação aos idosos institucionalizados, equipes volantes da secretaria de saúde irão até as casas de repouso. É importante lembrar que a imunização é composta por duas doses, com intervalo de 21 dias.
Para as etapas seguintes, em que serão imunizados os idosos (divididos por faixas etárias), a vacinação ocorrerá em 27 postos de vacinação das UBSs e ESFs da cidade. Os serviços funcionarão de segunda a sexta, das 7h às 17h.
A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a população faça um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, para agilizar o atendimento e evitar aglomerações. (Colaborou Secretaria Municipal de Comunicação)
Fonte: www.portalprudentino.com.br