Mais conhecida como infecção generalizada, doença é a principal causa de óbitos intrahospitalares; programação segue até dia 13

THIAGO MORELLO – Da Redação • 09/09/2018 

 

uca gente sabe mais a sepse é uma doença gerada por um conjunto de manifestações graves em todo o organismo causadas por uma infecção. Pensando em fazer esse alerta e falar sobre a importância da patologia que mais causa óbitos intrahospitalares, ocorre desde o dia 3, em Presidente Prudente, a 3ª Semana da Sepse. Segundo a comissão organizadora, o evento busca atingir cerca de 3 mil pessoas ao longo das atividades desenvolvidas,. A programação segue até o dia 13, data alusiva ao Dia Mundial da Sepse.

Dentre as ações, foram desenvolvidos palestras e cursos e, futuramente, oficinas. “A intenção é despertar o interesse em relação ao assunto, que também causas mortes, e muitas, pensando no mundo todo”, explica o residente em Terapia Intensiva, Vinícius Encenha Lanza, que também faz parte da comissão organizadora.

Ele ainda ressalta que pouca gente sabe sobre a doença e a falta de informação pode ser prejudicial. O que pouca gente entende também é que não se trata propriamente de uma doença contagiosa, que passa de pessoa para pessoa, ainda segundo Vinícius. “É a famosa infecção generalizada. E ao menor sinal de qualquer sintoma, de qualquer origem que apresente, não se deve esperar o agravamento, mas sim procurar o serviço de saúde”, instrui.

É válido lembrar que o tratamento e o reconhecimento precoce da doença é que garante a extinção da infecção.

Programação

Nessa edição, a presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Renata Pietro, abriu o evento com o ciclo de palestras, no dia 3, abordando sobre os números da doença, no que diz respeito às mortes e incidências.

Na quinta-feira, no Anfiteatro do HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, houve minicursos na parte da manhã e da tarde. Dentre os temas abordados, foi falado sobre a nutrição na sepse, ventilação mecânica e acolhimento e humanização. As ações terminam na quarta e quinta-feira, com oficinas realizadas também no anfiteatro da unidade de saúde.

O evento é promovido pela Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do HR, em parceria com o próprio Hospital Regional e a Associação Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus. O apoio fica por conta da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e o Coren.

BOX

VEM POR AÍ

Dia 12, das 8h às 11h30, ocorre oficina: “O caminho da sepse”, no Anfiteatro do HR. A mesma atividade será realizada no mesmo local, no dia seguinte, das 13h30 às 17h.

Fonte: http://imparcial.com.br/