Sexta-feira, 2 de Março de 2018

A Secretaria de Estado da Saúde realizará a 1° etapa de Intensificação de busca ativa de novos casos de Tuberculose, que ocorrerá do dia 5 ao dia 19 de março. A busca ativa é feita por se tratar de uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos e sistemas e sendo um sério problema de saúde pública.

No sistema prisional a intensificação começou no dia 19/02 com término no dia19/03, a Vigilância Epidemiológica em parcerias com outros departamentos realizará atividades neste período. Em parceria com o DST/AIDS será realizado busca ativa nos moradores de rua e também será realizado o teste de HIV.

Todas as Unidades de saúde estarão realizando busca ativa na população, e a unidade que se destacar estará recebendo Certificado pelo empenho na ação.

Lembrando que em 2016 foram registrados 44 novos casos, em 2017 foram 41 casos e em 2018 até o momento já foram registrados 12 novos casos da doença.

A população deve estar atenta aos sintomas, que são tosse por três semanas ou mais é o principal sintoma, outros sinais são: febre vespertina, suor noturno, emagrecimento, cansaço e fadiga.

A forma que afeta outros órgãos (extrapulmonar) ocorre mais em pessoas que vivem com o vírus HIV/AIDS, principalmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

A supervisora da VEM Elaine Bertacco ressalta que a Tuberculose tem cura, mas o paciente precisa fazer o tratamento, que dura no mínimo 6 meses, que é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação