Oeste Saúde
Em 20/06/2022 às 13:39
Você sabia que até quatro vidas podem ser salvas com apenas uma doação de sangue? Este gesto solidário é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
A campanha ‘Junho Vermelho’ tem o objetivo de divulgar amplamente a importância de incentivar a população a doar sangue. Devido aos períodos mais frios de outono e inverno, as doações tendem a cair. Por isso, fica aqui o alerta para colaborar com esta importante causa.
O ato consiste em doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
Como doar sangue?
As coletas de sangue mantêm rígidas medidas de segurança e seguem com rigor todos os critérios de prevenção à contaminação com a doença, conforme indicações do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). As orientações preveem, sobretudo, o agendamento das doações, para evitar qualquer tipo de desconforto para os doadores.
Para saber como doar sangue, entre em contato com o hemocentro da sua cidade e tire suas dúvidas. O procedimento é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Quem pode ser um doador de sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só
podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de
sangue.
– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes
dos 60 anos.
– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três
doações de sangue anuais para as mulheres.
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens
e de três meses para as mulheres.
Como é o procedimento de doação de sangue?
O procedimento para doar sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Se você preenche os requisitos para doar sangue, junte-se a nós nesta causa!
Faça a sua doação no hemocentro da sua cidade e ajude a salvar vidas.
Fonte: www.portalprudentino.com.br
Deixar um comentário